Visitas ao Bebê Recém-Nascido

Visitas ao bebê recém-nascido

Sabrina Sato recentemente deu à luz à sua filha Zoe e criou a maior polêmica nas redes sociais ao estabelecer regras para as visitas. Muita gente achou exagerado, mas também houve quem apoiasse. Será que ela está certa ou é mais uma excentricidade de gente famosa?

Vamos Desmistificar?

O bebê chegou, muita alegria, para família toda, são ligações de parabéns que não param , muitas mensagens no celular, visitinhas no hospital. É um grande acontecimento! Estão todos felizes com esse novo pacotinho de amor….menos quem?
A mãe, é claro!

A mãe, minhas leitoras, além de todo amor pelo novo serzinho está com a cabeça parecendo carnaval de Salvador, a mil, cheia de sentimentos e preocupações pulando 24 horas por dia.

E no meio disso tudo, a sogra aparece com a tia da vizinha da prima do interior para conhecer seu bebezinho. Surge aquela amiga que, desde que você engravidou e parou de frequentar as baladinhas com ela, nunca mais manteve contato. Aparece gente que você nem lembra mais o nome, acreditem.

Então aí vão algumas dicas para sobreviver à temporada de visitas ao recém-nascido:

Você quer visitas?

É a primeira pergunta que deverá fazer a você mesma, caso a resposta seja não, avise a todos, pule esse artigo e seja firme na sua decisão. Não é errado não querer visitas, é uma escolha pessoal dos pais e deve ser respeitada.
Se sua resposta for sim, respire fundo e leia até o final para que elas sejam na maior tranquilidade possível a todos os envolvidos.

Sinceridade não é Grossura

Você pode e deve ser sincera com as pessoas, busque uma forma gentil de fazer isso. Conversas simples são a melhor opção para seus parentes e amigos que querem ir visitá-los. Estabeleça limites conversando, não impondo regras, as coisas ditas as claras, de uma forma simples, não deixam margem para aborrecimentos.

Estabeleça seus limites

Antes do bebê nascer, pense em como você gostaria de passar os primeiros dias com seu ele. Isso é importante porque:

  • As mudanças na rotina são drásticas, sua vida vai ficar de ponta cabeça.
  • Seu bebê está frágil e precisa de rotina, imagine quantas mudanças ele está sentindo ao sair do conforto da sua barriga para o mundo.
  • Mesmo sem querer atrapalhar, as pessoas adoram palpitar e não se dão conta que não estão ajudando em nada.
  • Não precisa fazer um cartaz que nem a Sabrina Sato, mas você pode pedir pro seu companheiro falar com os visitantes por exemplo.
  • Você e o Bebê em Primeiro Lugar
    A visita acabou de chegar e seu bebê quer mamar…peça licença e vá amamentar. Sempre vocês primeiro, a visita tem que entender, e se não entender, paciência, problema dela não é mesmo?

Mas doutora, eu quero fazer um cartaz, um panfleto, achei a ideia do cartaz maravilhosa, o que eu devo então pedir às visitas?

Principais Cuidados que as Visitas Precisam ter com os Bebês:

● Nunca nunquinha visite um bebê se estiver gripada, com tosse, espirrando ou até mesmo com uma coceirinha na garganta. A imunidade do bebê ainda está em formação e uma doença boba para um adulto pode ser grave em recém nascidos.

● Sempre lavar bem as mãos e passar álcool em gel antes de pegar no bebê, pelo mesmo motivo acima.
● Não beijar o bebê, muito menos o rosto ou a mãozinha. Se você for uma beijoqueira nata que não consegue segurar o ímpeto de beijar contente-se em beijar o pé, ou fique em casa.

beijar-pezinho-bebe
● Não pegue na mão do bebê jamais! Essa mãozinha linda e gorducha vai direto para a boca do bebê levando todos os germes da sua mão junto.
● Só pegar o bebê no colo se a mãe permitir e caso ela permita, dê preferência a pegar no colo enquanto está sentado, acreditem, cabeça de mãe é meio doida e ela não vai ficar tranquila com a visita balançando sua preciosidade pra lá e pra cá.

visita-segurando-recem-nascido
● Silêncio e tranquilidade são importantes, visitas não são festas! Fale baixo, mantenha seu telefone no silencioso e respeite a hora do soninho.

Se você vai visitar um bebê, também tome esses cuidados:

● Tome banho antes da visita, importante e nunca fez mal a ninguém não é mesmo?
● Não fume antes da visita, o nariz do bebê é muito sensível para cheiros fortes.
● Lave as mãos e passe álcool gel ao chegar na casa da pessoa, antes de aproximar-se do bebê.
● Evite usar pulseiras e anéis grandes se for pegar o bebê no colo
● Evite usar perfume.

Siga essas regras de etiqueta, educação sempre é bem-vinda:

bebe-dormindo

● Importantíssimo: Faça uma ligação para os pais antes das visitas. Não vá sem avisar com antecedência. Também não vale ligar quando já estiver virando a esquina, é com antecedência mesmo, para que todos possam se organizar.
● Se precisar cancelar a visita, também informe os pais sobre isso, nada pior que ficar esperando e o visitante não aparecer.
● Não fique desapontado, chateado ou brabo, se os novos pais pedirem para vir em outro momento, quem manda é o bebê e não você.

Todos tendo educação e bom senso, estes momentos vão ser muito felizes, gratificantes e memoráveis. O mais novo integrante da família merece todo o afeto para sentir-se muito bem-vindo ao mundo!

Você pode entrar em contato comigo nas Redes Sociais.

Facebook

Instagram

Email: contato@drahelena.com

Deixando mensagem aqui nos comentários do post.