Qual o melhor leite para os bebês?

Qual o melhor leite para os bebês?

A resposta é fácil: o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê, e isso é indiscutível.

Até os 6 meses de idade o melhor leite para o bebê é o materno. Ele não precisa de nenhum outro alimento…nenhum mesmo, nem água, nem aquele chazinho que a vizinha recomendou para cólicas.

Após a introdução de novos alimentos aos 6 meses, o leite materno deve continuar sendo oferecido até os 2 anos. Assim seu filho estará protegido de muitas doenças e crescerá saudável.

Mas, como já comentei no meu texto anterior, a amamentação foi a parte mais difícil da maternidade para mim e preciso confessar uma coisa:

Cecília usou fórmula infantil!

bebê-no-colo-da-mae-mamando-mamadeira

Usar fórmula infantil com a orientação médica não tem problema!

Não é nenhuma vergonha, eu tentei e muito, tomei remédios para estimular a descida do leite, procurei ajuda, fiz relactação e nada…então, me libertei das neuras e usei leite materno associado a fórmula infantil.

Aconteceu comigo e pode acontecer com você leitora, importante é não desistir antes de tentar.

Mas e se precisar da fórmula? Qual a mais indicada?

Escolher pode te deixar perdida, afinal, são tantos nomes e marcas diferentes, então, antes de enlouquecer com mais esta questão da maternidade, eu estou aqui para te ajudar.

Quais as fórmulas infantis mais indicadas:

Nan Supreme® ( Nestlé) e Aptamil Profutura® (Danone)

leite-nan-supreme-1-danoneleite-aptamil-pro-futuro

Essas são as fórmulas consideradas as top de linha pelos fabricantes. A diferença entre elas mais notável é que o Nan Supreme possui o que chamam de proteína parcialmente hidrolisada, o que facilita a digestão.

O Aptamil Profutura possui a  proteína inteira, o que pode dificultar um pouco as coisas, mas, de acordo com o fabricante, ele também melhora digestão, reduz a cólica e a constipação. Ou seja, qualquer uma delas é boa e como cada bebê é diferente e o seu pode adaptar-se muito bem a qualquer uma das fórmulas. Quanto a nutrição os dois são semelhantes e cumprem bem o seu papel.

Nan Pro® (Nestlé), Aptamil®(Danone), Similac®(Abbott), Enfamil® (Mead Johnson)

leite-fórmula-nestlé-nan-pro-umleite-fórmula-similacleite-fórmula-enfamil-premium

Esses são os mais conhecidos e usados, também considerados primeira linha entre os fabricantes. Apesar do Similac e do Enfamil serem menos conhecidos no Brasil e mais difíceis de achar, eles são os mais presentes nos Estados Unidos e são tão bons quanto os outros, além de ter um preço semelhante.

Entre esses a diferença é muito pequena, eu diria para você escolher algum e experimentar, ver qual o seu bebê se adapta melhor, pois, como falamos acima, o que foi bom para o bebê da vizinha pode não ser bom para o seu.

Nestogeno® (Nestlé) e Milupa®(Danone)

leite-milupa-danone

São fórmulas com  menos nutrientes que as fórmulas acima, mas apenas um pouco menos; são as consideradas de segunda linha, mas ainda sim são boas alternativas para quem tem o orçamento mais curto, já que são mais baratas que as outras fórmulas.

Fórmulas especiais

– ATENÇÃO, esses são para situações especiais e devem ser sempre prescritos pelo seu pediatra, até porque são mais caros e ninguém quer sair gastando dinheiro sem precisar, não é mesmo?

Nan comfor®(Nestlé), Similac sensitive®(Abbott) e Aptamil Active®(Danone):

nan-comfor-nestlé-1leite-fórmula-similacaptamil-pro-expert-active

Indicados se os outros leites prenderam muito o intestino do seu bebê.  Ele facilita a digestão, amolece as fezes e diminui as cólicas intestinais. Mas lembre-se, não precisa começar por eles, apenas se o seu bebê precisar.

Nan AR®(Nestlé), Aptamil AR®(Danone):

leite-nan-ar-nestlé leite-aptamil-ar

Fórmula anti regurgitação para bebês que voltam muito leite após mamada. Mas cuidado, seu bebê pode estar regurgitando ou vomitando por diversos outros fatores, até por estar mamando demais. Então, sempre consulte o pediatra antes, ok?

Nan Soy®(Nestlé), Aptamil soja®(Danone)

leite-nan-soyleite-danone-soja

Fórmula para bebês que não podem tomar lactose, mas, mais uma vez, apenas seu médico pode definir se seu bebê precisa realmente retirar a lactose da dieta.

Nan HA®(Nestlé), Aptamil HA®(Danone)

leite-nestlé-nan-haleite-fórmula-danone-aptamil-ha

Indicado por alguns médicos quando há risco de alergia alimentar, e não me refiro aquele tio que você tem que não pode comer camarão. São indicações específicas que só seu médico pode identificar.

Leite com fórmulas para problemas específicos:

Althera®(Nestlé), Alfamino®(Nestlé), Alfare®(Nestlé), Neocate®(Danone), Pregomin®(Danone), Aptamil pepti®(Danone).

Para bebês com problemas específicos de nutrição, como Alergia a proteína do leite de vaca, esses também sempre devem ser usados sob prescrição médica.  

Atenção! Recomendação Preciosa sobre a Complementação do Leite:

Não engrosse o leite com farinhas, como Mucilon®(Nestlé). Mamães, atenção, a fórmula NÃO precisa ser engrossada com farinhas, a não ser por orientação do pediatra ou nutricionista.

via GIPHY

Por mais que o fabricante libere essas farinhas a partir de 6 meses, elas contêm açúcar, o que não é indicado para menores de 2 anos! Ou seja, use a fórmula pura e após os 6 meses invista em uma alimentação saudável complementar e abandone as farinhas com açúcar.

Então mamães, papais, família, não esqueçam nunca que o ideal é sempre o leite materno, mas se precisar complementar ou substituir, sem neuras!

Consultem sempre seu pediatra, ele irá orientar e ajudar na escolha da fórmula ideal.

Não esqueça de ler meu post sobre leite materno!

Você pode entrar em contato comigo nas Redes Sociais.

Facebook

Instagram

Email: contato@drahelena.com

Deixando mensagem aqui nos comentários do post.

Veja a Palestra do TED da Cientista Katie Hinde sobre leite materno, clique aqui.