Meu bebê está roxinho!

Hora do parto, você querendo que tudo corra bem, seu bebê acaba de nascer, ansiedade a mil para vê-lo e…Oh meu Deus! Ele está roxinho!

Aí bate o desespero:

-Não está respirando

-Engoliu alguma coisa

-O que está acontecendo???

Costumo dizer que se ganhasse um real por cada vez que ouço a seguinte pergunta estaria escrevendo esse blog na beira da praia em Miami:

-Doutora, por que meu bebê está roxinho?

Sempre faço questão de conversar antes do parto com os pais, pois tem certas dúvidas que surgem e causam medo que podem muito bem ser esclarecidas antes mesmo de surgirem.

Então vamos lá.

Todos os bebês nascem roxinhos.

Eu disse: Todos. Sem exceção.

Pois é assim que eles são dentro do útero. A causa disso é a circulação fetal.

Vamos entender melhor porque os bebês nascem roxinhos:

O bebê é ligado à placenta através do cordão umbilical, dentro do cordão temos duas artérias e uma veia.

Diferente dos adultos, a veia umbilical transporta sangue rico em oxigênio e nutrientes vindo da placenta e as artérias transportam o sangue menos oxigenado de volta para a placenta. Porém, dentro do coração fetal tem alguns canais e um forame (uma espécie de buraco) que faz com que tudo se misture e o bebê receba um sangue com média oxigenação e, consequentemente, seja naturalmente roxinho.

Por quanto tempo ele vai ficar roxinho?

Assim que ele nasce e respira pela primeira vez, tudo muda, os pulmões começam a funcionar e a oxigenar o sangue normalmente, fazendo com que ele vá aos poucos ficando rosinha. Isso pode demorar até 10 minutos!

Mas doutora, e se ele não chorar? Ou continuar roxinho?

Nesses casos, o neonatologista ou o pediatra na sala de parto irá de imediato atender o seu bebê.

Alguns deles nascem um pouco mais preguiçosos ou com muito líquido no narizinho e boca, então, ele pode precisar de um pouco de estímulo para chorar, ou até mesmo um pouco de oxigênio.

Isso tudo é normal também. Tentem se acalmar nessa hora meus queridos papais e confiem que logo vocês ouvirão aquele chorinho lindo que muitas vezes vai acordá-los na madrugada.

O mais importante é saber que os bebês nascerem roxinhos é normal e não ficar preocupada com este sintoma. Pense que, além de tudo mudar para vocês, o parto é um momento de muitas mudanças também para o seu recém-nascido.