Barriguinha Logo Após o Parto.

Sabe aquela barriguinha que temos logo após o parto?

Pois então, um dia depois de ganhar minha filha, estava andando pelo hospital e me perguntaram “ Para quando é o bebê?”

Me senti mais ou menos assim:

Pode acontecer com todas nós, mas… resista à tentação de pular no pescoço de quem pergunta e entenda o que acontece com seu útero.

Mudanças do útero na gravidez:

– O útero sem gravidez tem o formato de uma pêra invertida, ele tem aproximadamente 50 gramas e mede cerca de 8 cm. Imagine que o volume menstrual da mulher é de 20 ml a 80 ml (uma xícara de cafezinho tem em torno de 50 ml), mas parece litros quando é a nossa, não é?

– O músculo que compõe o útero é chamado miométrio, é ele que realiza o milagre de esticar tanto a ponto de caber um bebê ali dentro.

– Na gravidez, ele fica quatro vezes maior, passa de 8 para 32 centímetros, seu peso no final chega a 1 quilo.

Some o peso do útero, com o peso do bebê e acrescente o peso do líquido amniótico, e entenda as famosas dores nas costas das gestantes.

Calma, não se apavore, as mulheres fazem isso desde o começo dos tempos, entretanto você pode ajudar com exercícios para fortalecer a musculatura antes, durante e depois, com a orientação de um bom profissional.

E o que acontece após o Parto?

Após o nascimento do bebê e a saída da placenta, ele reduz rapidamente de tamanho para evitar um maior sangramento no pós-parto. Depois, começa a reduzir lentamente até voltar ao normal.

É por isso que ficamos com aquela barriguinha de grávida por mais algum tempo.

O importante é saber que aos poucos seu corpo voltará ao normal. Deixe seu organismo trabalhar, tenha uma boa alimentação e, no tempo certo, com a orientação do seu médico, você voltará a fazer exercícios e a barriguinha some.

Sem pressão e sem cobranças certo?

Afinal, você tem mais com que se preocupar.